Pular para o conteúdo principal

As consequências legais de queimar folhas em vez de descartá-las corretamente...

Queimar folhas e outros resíduos em áreas urbanas é uma prática comum, mas é ilegal e acarreta sérias consequências legais no Brasil.


Implicações Legais

A prática de queimar lixo ou folhas é considerada crime ambiental de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), especialmente o Artigo 54, que trata de causar poluição que possa resultar em danos à saúde humana ou destruição significativa da flora e mortandade de animais.

As penalidades podem variar:

  • Multas: Os valores podem ser significativos, variando de R$ 500,00 a R$ 50.000.000,00, dependendo da gravidade da infração e dos danos causados. Além disso, as multas podem ser duplicadas em caso de reincidência, ou se a infração ocorrer à noite, em fins de semana ou feriados.
  • Detenção ou Reclusão: A Lei prevê pena de reclusão de um a quatro anos e multa para quem causa poluição que resulte em danos à saúde humana ou ao meio ambiente. Se o crime for culposo (sem intenção), a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa. No entanto, se houver reincidência e a pessoa já tiver ciência dos danos que provoca, a pena pode ser de um a cinco anos de reclusão, configurando crime doloso.
  • Ação Civil: O infrator também pode responder por ação civil para reparar os danos ambientais causados.

Outros Riscos e Danos

Além das implicações legais, a queima de folhas e lixo oferece outros riscos:

  • Saúde Pública: A fumaça libera poluentes tóxicos que podem agravar problemas respiratórios (asma, bronquite, rinite), causar irritação nos olhos e garganta, e desencadear outras doenças cardiovasculares e alérgicas.
  • Incêndios: O fogo pode se espalhar rapidamente e de forma descontrolada, causando incêndios de grandes proporções em propriedades vizinhas, áreas verdes e até mesmo residências, colocando em risco a vida de pessoas e animais.
  • Poluição do Ar: A queima a céu aberto libera gases de efeito estufa e partículas que contribuem para a poluição atmosférica, afetando a qualidade do ar em toda a região.

Como Denunciar

Caso você presencie a queima ilegal de folhas ou lixo, é importante denunciar para as autoridades competentes. Você pode contatar:


  • IBAMA: Através da Linha Verde.
  • Polícia Militar: Pelo número 190, especialmente em casos de emergência ou flagrante.
  • Corpo de Bombeiros: Pelo número 193 em situações de incêndio.
  • Secretarias de Meio Ambiente e/ou Vigilância Sanitária: Nos níveis municipal e estadual.
É crucial que a população esteja ciente das leis e adote alternativas sustentáveis para o descarte de resíduos, como a compostagem de folhas e o descarte adequado do lixo em lixeiras.Google Gemini

Postagens mais visitadas deste blog

Sexo oral foi a causa do meu câncer, diz Michael Douglas

Sexo oral foi a causa do meu câncer, diz Michael Douglas Correio da Bahia  -  há 1 hora Satisfeito com empate, Felipão diz que time deverá ter poucas ... Terra Brasil  -  há 16 minutos Ícone da dança é encontrado morto em sua casa na Bahia Correio do Estado  -  há 3 horas Daniela Mercury canta em Parada Gay em São Paulo Globo.com  -  há 3 horas Angelina Jolie faz 1ª aparição após cirurgia Diário do Grande ABC  -  há 36 minutos Cientistas brasileiros descobrem estrela parecida com o Sol Último Segundo - iG  -  01/06/2013 Claudia Raia exibe corpão em cachoeira A Tarde On Line  -  há 8 horas Governo vai probir cigarro electrónico em locais públicos AngolaPress  -  01/06/2013 Pedregulhos comprovam passagem de água em Marte...
Alzheimer, a dor do esquecimento http://t.co/pQLVfE00Yf — Época (@RevistaEpoca) 17 janeiro 2014 #TemGenteLendoMuito:  Ler Mais
dengue Tribuna Hoje   Natal registra 474 casos de  dengue  nos primeiros quatro meses do  ...   Globo.com - 47 minutos atrás A Secretaria de Saúde de Natal registrou 474 casos de  dengue  nos primeiros quatro meses do ano. Os dados são do último boletim epidemiológico da ... Prefeitura inicia ação de combate à  dengue  com apoio de militares  ...   Correio de Corumba - 56 minutos atrás Os moradores dos bairros Alta Floresta I e II, Nova Aliança e Potiguá, todos localizados na parte alta de Ladário, receberam à visita dos 10 Agentes de ... Câmara de Taubaté abre CEI para apurar epidemia de  dengue   Globo.com - 37 minutos atrás A Câmara de Taubaté abriu uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possíveis irregularidades da prefeitura nas ações de combate à  dengue  na ...   Dengue  cobra 15 vidas en lo que va de año en el país...