Título: A ouvidoria nas operadoras de saúde do Brasil
– um avanço na qualificação da gestão e no relacionamento com clientes
Autor(es): Siqueira, Gilvando Lopes
Orientador(es): Shimizu, Helena Eri
Assunto: Gestão em saúde
Planos de saúde
Saúde suplementar
Ouvidoria
Data de apresentação: 2016
Referência: SIQUEIRA, Gilvando Lopes. A ouvidoria nas operadoras de saúde do Brasil – um avanço na qualificação da gestão e no relacionamento com clientes. 2016. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo realizou uma análise das reclamações, registradas nas ouvidorias das operadoras e na ANS, das três maiores operadoras de saúde do Brasil: AMIL, BRADESCO e HAPVIDA. É um estudo descritivo com análise de série histórica de ambas as operadoras. Os resultados obtidos possibilitaram conhecermos as reclamações dos beneficiários e o trabalho desenvolvido pelas Ouvidorias próprias das operadoras, sendo os principais motivos de reclamações identificados: “Cobertura Assistencial” e “Rede Credenciada”. A Ouvidoria em Saúde, no âmbito da saúde suplementar, se mostrou um instrumento eficaz na mediação de conflitos entre empresa e beneficiário (cliente), no entanto, quanto ao seu papel estratégico de auxílio a Gestão, propondo melhorias nos processos e qualificando os serviços, o estudo sugere a necessidade de fomento e aprimoramento, visto que os mesmos problemas estão se perpetuando ao longo do tempo.
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